Um bebê de 2 meses morreu vítima de complicações da Covid-19 em Lucas do Rio Verde, localizado a 360 km de Cuiabá. A morte foi confirmada em 23 de dezembro, mas só veio à tona nesta terça-feira (30).
O bebê lutava contra o vírus desde o início de dezembro. Segundo as informações, ele estava internado no Centro Médico Infantil (antigo Pronto Socorro) em Cuiabá.
O bebê possuía comorbidades cardíacas, pulmonares e síndrome de Down. O recém-nascido começou o tratamento no Hospital São Lucas em 12 de dezembro, mas foi transferido no mesmo dia para o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, onde veio a falecer.
De acordo com o Painel da Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), no período de 23 de dezembro de 2023 até 3 de janeiro de 2024, foram registradas 9 mortes no Estado causadas pela Covid-19. Ainda conforme os dados, 50 pessoas internadas por conta da doença.
Em 22 de janeiro, a Secretaria de Saúde de Mato Grosso informou ter identificado uma nova subvariante da Covid-19, a JN 2.5, uma variação da Ômicron. “Esse é o primeiro registro da subvariante no Brasil”, destacou a pasta.
Em nota, a secretaria detalhou que o Laboratório Central do Estado sequenciou e identificou a nova subvariante em pesquisa realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro. Quatro pacientes do sexo feminino testaram positivo para a nova cepa e foram hospitalizadas, sendo que três receberam alta médica e estão estáveis, seguindo em isolamento domiciliar sob acompanhamento da vigilância municipal.
A quarta paciente, que tinha doença pulmonar obstrutiva crônica, faleceu. O governo do estado pediu que a população evite pânico e mantenha-se em alerta para sintomas gripais. As orientações incluem também o uso de máscara em caso de gripe ou resfriado, higienizar as mãos com sabão ou álcool 70%, e vacinar-se contra a doença.
Deixe o seu Comentário