Dando continuidade ao processo de escuta e diálogo proposto pelo Ministério dos Transportes para debater a EF-170, a Ferrogrão, a terceira reunião do grupo de trabalho reuniu, nesta quarta-feira (7/2), especialistas, representantes da sociedade civil e de comunidades diretamente afetadas pelo projeto. A ampliação do debate contou com representações dos povos indígenas Terena, Munduruku, Kaiapó e Apiaká, além de órgãos governamentais interessados em tratar dos aspectos socioeconômicos que envolvem a linha férrea.

A proposta da nova ferrovia tem como objetivo ligar as regiões Norte e Centro-Oeste por meio de cerca de 900 quilômetros de extensão de trilhos, atravessando grande parte de Mato Grosso e do Pará e impulsionando o escoamento da produção do Brasil Central via Arco Norte. Pela relevância do empreendimento, o assunto deve ser tratado a partir de perspectivas diversas, como reforçou o subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides:
“Ampliar o debate é importante para construir caminhos e enfrentar os desafios. A partir desse entendimento, cruzamos as posições do governo sob os avanços, estudos e análises, com opiniões, documentos e encaminhamentos da sociedade civil, das universidades e de especialistas”, defendeu. “Nosso compromisso é reposicionar o debate, para que ele ganhe legitimidade. É muito importante que tenhamos na mesma mesa as representações do Estado brasileiro, aqueles que são responsáveis pelas garantias de proteção dos povos originários e pelos debates sobre proteção ambiental”, completou Benevides.
Setor aquaviário movimenta mais de 1,3 bi de toneladas em 2023 e registra recorde histórico
Ministro da Agricultura destaca relevância da Ciência na transformação do agro brasileiro –
Ministro da Agricultura destaca relevância da Ciência na transformação do agro brasileiro
Na oportunidade, a Infra S.A trouxe propostas, a partir de contribuições encaminhadas por membros do grupo de trabalho, durante a segunda reunião do grupo, que ocorreu em dezembro, e se debruçou sobre os estudos socioambientais da Ferrogrão. Foram apresentadas sugestões de aprofundamento dos estudos de impacto ambiental e de viabilidade técnica e econômica do projeto.
Deixe o seu Comentário