A Secretaria de Estado de Saúde iniciou a “Semana D” contra a dengue, uma campanha de conscientização da população contra o mosquito Aedes aegypti, nesta segunda-feira (18). A ação tem objetivo de unir forças e construir uma força-tarefa para reduzir o risco de uma epidemia em Mato Grosso.

Até o momento, Mato Grosso já soma 12.056 casos prováveis de dengue, sendo 9.258 casos confirmados. Sete pessoas já morreram em decorrência da doença e mais sete óbitos seguem em investigação. De acordo com os dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde, o coeficiente de incidência da dengue no estado é 329,5. O coeficiente nacional é 930,4.
As ações de conscientização começaram pelas escolas, com o objetivo de integrar a comunidade estudantil e destacar a urgência em combater o mosquito.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, as ações idealizadas na campanha deverão facilitar a articulação junto às gestões municipais e agir contra o aumento dos casos.
“A ‘Semana D’ é uma ação realizada em regime de colaboração com os 142 municípios do Estado que buscam o mesmo objetivo: atuações adequadas e oportunas para o enfrentamento dos casos de dengue em Mato Grosso. São ações que se estendem à conscientização coletiva e abrangem do jovem estudante em sala de aula até os seus avós em casa, aumentando o núcleo de atuação no combate à dengue”, afirmou.
Alessandra ainda destacou a importância do primeiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa/LIA) de 2024 na campanha, que aponta 59 municípios de Mato Grosso em situação de alerta de infestação do mosquito transmissor.
“Essa é uma ferramenta que o gestor municipal pode utilizar para todas as medidas necessárias, principalmente no acompanhamento dos números de dengue no Estado. Com isso, podemos ampliar as medidas de prevenção e controle dentro dos municípios”, concluiu.
Deixe o seu Comentário