A partir da próxima segunda-feira (2), as operadoras prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entidade vinculada ao Ministério das Comunicações, o licenciamento e ativação de estações de 5G nessa faixa em mais 194 municípios brasileiros. Foi apurado que a decisão beneficia 67 cidades de Mato Grosso.
No Nortão, foram contemplados os municípios de Apiacás, Carlinda, Colíder, Gaúcha do Norte, Guarantã do Norte, Juara, Juína, Juruena, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Novo Horizonte do Norte, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Porto dos Gaúchos, Tabaporã, Tapurah, Terra Nova do Norte e União do Sul.
Os outros municípios beneficiados em Mato Grosso são Água Boa, Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Alto Garças, Alto Taquari, Araguaiana, Araguainha, Araputanga, Aripuanã, Campinápolis, Canabrava do Norte, Canarana, Castanheira, Cocalinho, Confresa, Conquista D’Oeste, Cotriguaçu, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, General Carneiro, Guiratinga, Indiavaí, Jauru, Luciara, Mirassol D’Oeste, Nova Lacerda, Nova Maringá, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Porto Alegre do Norte, Porto Esperidião, Querência, Ribeirãozinho, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do R. Claro, São José dos 4 Marcos, Tesouro, Torixoréu, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.
“Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. A instalação depende do planejamento individual de cada prestadora”, ressaltou a Anatel, que já havia autorizado o 5G em vários outros municípios mato-grossenses. No ano passado, foram contempladas as cidades de Nova Mutum, Vera e Santa Carmem.
Além delas, a Anatel também autorizou a instalação do 5G em Barra do Garças, Campo Verde, Dom Aquino, Pontal do Araguaia, Pontes e Lacerda, Poxoréu, Comodoro, Lambari D’Oeste, Reserva do Cabaçal, Salto do Céu, Santo Antônio do Leste e Vale de São Domingos.
Em julho, as ativações já haviam sido autorizadas para Sinop, Nortelândia, Diamantino e Itiquira. Em abril, a Anatel autorizou o 5G em Juscimeira, São José do Povo, Arenápolis e Santo Afonso. Em março, a faixa foi liberada em Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nova Brasilândia, Poconé, Rondonópolis, Rosário Oeste e Santo Antônio do Leverger. Além desses 11 municípios, a Anatel já havia liberado o 5G para Cuiabá, em setembro de 2022.
Deixe o seu Comentário