Dados do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontam que Mato Grosso abateu cerca 1,76 milhão de cabeças de gado no primeiro trimestre deste ano. O estado também foi responsável por exportar 154 mil toneladas de carne.

Conforme os relatórios, o número representa um aumento de 30,88% em relação ao mesmo período em 2023, o que se torna um recorde histórico.
Em janeiro, Mato Grosso registrou 615,14 mil de bovinos abatidos, o maior número neste ano, um crescimento de 29,71% em comparação a janeiro de 2023, que foi 474,24 mil bovinos.
Em março, os indicadores marcam a região Oeste do Estado com o maior número de abates, com 116.527, o segundo lugar vem a região Centro-Sul com 92.398 e terceiro a região Norte com 92.206 abates.
De acordo com o Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), alguns dos fatores que contribuíram com esses números positivos para Mato Grosso, se deve às chuvas favoráveis nos últimos meses que levaram ao crescimento dos pastos, fazendo que a nutrição e a saúde do rebanho melhorassem.
Além disso, a retenção de vacas, que atualmente estão sendo abatidas, no relatório apontam que as fêmeas foram as principais propulsoras desse crescimento.
Deixe o seu Comentário