Enquanto o Brasil enfrenta desafios significativos em seu mercado de trabalho, Mato Grosso emerge como um ponto brilhante com uma das menores taxas de desocupação do país. No último trimestre de 2023 dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (16) revelam que o estado registrou uma das menores taxas de desemprego no país, com 3,9%.

Vários fatores contribuíram para o desempenho de Mato Grosso. O estado possui uma economia diversificada, com destaque para o setor agrícola, que continua a impulsionar o crescimento econômico e a criação de empregos.
Enquanto Mato Grosso comemora seu sucesso, outros estados enfrentam taxas de desocupação significativamente mais altas. Amapá, Bahia e Pernambuco, por exemplo, registraram taxas de desemprego de 14,2%, 12,7% e 11,9%, respectivamente, no mesmo período.
Em todo o país, de acordo com o documento, a taxa de desocupação no Brasil fechou o ano de 2023 em 7,8% em 2023, a população desocupada totalizou 8,5 milhões de pessoas ao final do ano passado, e a população ocupada atingiu 100,7 milhões de pessoas, o maior patamar da série histórica.
Segundo a PNAD Contínua, que é o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no país, a taxa de desocupação em 2023 teve queda de 1,8% em relação ao que foi verificado no final do ano de 2022.
Deixe o seu Comentário