O Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM) está promovendo em Sorriso, esta semana, a etapa “Centro-Oeste” da certificação nacional de busca, resgate e salvamento com cães, onde foram qualificados 09 binômios mato-grossenses e dois paraenses (entre raças como Labrador, Pastor Alemão, Border Collier, pastor-belga Malinois e outros), mediante avaliações de natureza comportamental e exercícios voltados ao desempenho prático no estádio Egídio José Preima.

O processo visou, segundo a corporação, verificar a eficiência, a obediência, o foco e a capacidade de resposta dos binômios em ambientes de alta complexidade e, juntamente com seus tutores, alinhado aos padrões técnicos nacionais. Dentre as modalidades de manejo e treinamento operacional, estavam a localização de odores específicos, de pessoas vivas e restos mortais (em área rural ou urbana). O veredito em relação aos critérios exigidos foi definido pela comissão de execução das provas.
Atualmente, Mato Grosso lidera como o Estado com o maior número de capacitações registradas pela LIGABOM, ultrapassando mais de 20 animais.
Deixe o seu Comentário